O Palmeiras encerrou sua campanha no Campeonato Brasileiro de 2025 com uma vitória de virada por 3 a 1 sobre o Ceará. Pedro Raul abriu o placar para o Vozão, enquanto Facundo Torres, Ramón Sosa e Flaco López anotaram para o Verdão, no duelo que aconteceu na Arena Castelão.
O resultado dá ao time de Abel Ferreira a marca do melhor vice do Brasileirão e rebaixa o Ceará.
O Palmeiras já havia decidido sua posição no Campeonato Brasileiro de 2025 após os resultados da penúltima rodada: o segundo lugar. A equipe de Abel Ferreira terminou como vice-campeã, com 76 pontos, registrando a melhor campanha de um vice em Brasileiros com 20 clubes, formato adotado desde 2006.
Enquanto isso, o Ceará, com 43 pontos, caiu para a 18ª posição e foi rebaixado para a Série B.
Primeiro tempo
O Palmeiras desperdiçou grande chance de abrir o placar aos oito minutos do primeiro tempo. Larson deu bom lançamento em profundidade para Sosa, que saiu cara a cara com o goleiro Bruno Ferreira, mas cavou mal e mandou para fora. O Ceará deu a resposta logo em seguida, em cobrança de falta, e saiu em vantagem. Lucas Mugni lançou na área, Willian Machado desviou de cabeça para o meio, e Pedro Raul apareceu livre para completar para o gol de Marcelo Lomba.
Facundo Torres empatou para o Verdão aos 16 minutos. Giay cobrou lateral com Bruno Fuchs, que dominou com espaço e levantou na segunda trave para o uruguaio bater de primeira para o gol, levando a melhor sobre Bruno Ferreira. Depois de um melhor início do Ceará, o Verdão melhorou e passou a criar mais. Aos 27, Larson ficou com a sobra na entrada da área e mandou perto do gol.
Marcelo Lomba salvou o Palmeiras de sofrer o segundo gol aos 36 depois de finalização perigosa de Dieguinho. Pouco depois, o Verdão chegou com perigo. Larson recebeu de Facundo e deu bom passe para Mauricio, que bateu para o gol, mas flagrado em impedimento.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou com mais volume de jogo para o segundo tempo. Antes dos dez minutos, Flaco López apareceu bem em duas oportunidades. Na primeira, foi travado e na outra cabeceou por cima do gol. Aos 15 minutos, Sosa sofreu falta próximo da área, cobrou direto e fez o segundo do Verdão.
Quatro minutos depois, Flaco López deixou o dele. Mauricio lançou para Jefté na esquerda, ele cruzou para o meio e Flaco López chegou concluindo para o gol. Na sequência, o Ceará teve a chance de diminuir. Rafael Ramos cruzou na área, Pedro Raul driblou Giay, mas mandou para fora do gol. Aos 31, Lomba espalmou a tentativa de fora da área. Dez minutos depois, em cobrança de falta, Lourenço acertou a trave.
Próximos jogos
Com o fim do Campeonato Brasileiro, Palmeiras e Ceará agora entram de férias e, em seguida, passarão a focar na temporada de 2026. Em janeiro, o Verdão estreia no Campeonato Paulista contra a Portuguesa, enquanto o Ceará estreia no Campeonato Cearense diante do Floresta. Ambos fazem os primeiros jogos dos estaduais fora de casa. (Gazeta Esportiva)
