O Operário estreia na Série D do Campeonato Brasileiro no próximo sábado(19) no Paraná contra o Cianorte às 14h(MS) no estádio Albino Turbay.
Esta será a terceira participação do clube sul-mato-grossense, que já tem vaga para 2026 graças ao bicampeonato Estadual em 2025.
Nas duas participações anteriores, campanhas fraquíssimas e lanterna do grupo nas duas oportunidades com duas vitórias em 20 jogos.
Em 2019, quando o formato ainda era com quatro equipes por grupo, o time estreou perdendo para a Patrocinense por 2 a 1 em Minas Gerais.
Naquela oportunidade, a uma única vitória e fora de casa foi de 1 a 0 contra o Anapolina. O time empatou dois jogos e perdeu três no grupo que ainda tinha União-MT.
Já em 2023, estreia novamente fora de casa empatando sem gols com a Ferroviária. Novamente, uma única vitória só que em 14 jogos. Contra a Inter de Limeira por 1 a 0 no Jacques da Luz.
Além desta vitória, foram cinco empates e oito derrotas, quinta pior campanha entre os 64 clubes.
NOVO ELENCO
O elenco campeão Estadual teve mudanças. Elissom, Rafinha e Mauri deixaram o clube. César já estava afastado por problemas pessoais desde a 1ª fase do Estadual.
Além deles, membros da comissão técnica foram embora. Tássio ex-Portuguesa, Fernandinho e Dante retornam ao clube. Wendell ex-Ivinhema e Léo Souza ex-Paulista estão entre as principais chegadas.
O Executivo de Futebol Tiago Pires projeta cinco vitórias nos sete jogos como mandante, para que o time possa brigar pela classificação.
Mato Grosso do Sul disputa a Série D desde 2009. Naviraiense, Cene, Itaporã, Comercial, Sete de Setembro, Corumbaense, Novoperário, Águia Negra, Aquidauanense, Costa Rica e Operário foram nossos representantes.
A melhor campanha foi do Novoperário em 2018, que caiu nos acréscimos em jogo da 2ª fase para o Iporá após abrir 2 a 0 e levar a virada em jogo que estava indo para as penalidades.
Além do Novoperário, Comercial, Sete de Setembro e Costa Rica, passaram da fase de grupos.
O pior aproveitamento pelos jogos disputados na fase de grupos, é do Operário com apenas 21,6% dos pontos conquistados.
O desempenho é pior que do Naviraiense que foi punido pelo STJD e que o Itaporã, que desistiu da competição faltando três rodadas. Ambos disputaram apenas uma edição, segundo reportagem do portal Rádio Futebol na Canela.
Confira abaixo o aproveitamento dos nossos clubes :
Aquidauanense - 0% - 04 jogos(Eliminado nas eliminatórias antes dos grupos)
Operário - 21,6% em 20 Jogos
Naviraiense - 22,2% em 06 Jogos
Itaporã - 29,1% em 08 Jogos
Águia Negra - 31,25% em 36 Jogos
Comercial - 33,3% em 22 Jogos
Sete de Setembro - 37,5% em 14 Jogos
Corumbaense - 38,8% em 12 Jogos
Costa Rica - 44,7% em 32 Jogos
Novoperário - 45,8% em 08 Jogos
Cene - 53% em 22 Jogos