João Fonseca foi eliminado na primeira rodada do Australian Open, na madrugada desta terça-feira (20), ao ser derrotado pelo norte-americano Eliot Spizzirri, atual número 85 do ranking da ATP.
A partida, disputada em Melbourne, terminou com vitória do americano por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 2/6, 6/1 e 6/2, após 2h41 de jogo.
Cabeça de chave número 28 do primeiro Grand Slam da temporada, Fonseca entrou em quadra como favorito, mas não conseguiu manter regularidade ao longo do confronto e acabou dominado pelo adversário, que avançou à segunda rodada do torneio.
Este foi o segundo confronto entre os dois tenistas em Grand Slams. Em 2024, ainda nas qualificatórias do US Open, Spizzirri já havia vencido Fonseca por 3 sets a 0.
O Australian Open marcou a estreia de João Fonseca na temporada 2026. O brasileiro havia desistido dos torneios de Brisbane e Adelaide por conta de dores na lombar, o que comprometeu sua preparação para o início do ano.
Antes da estreia em Melbourne, Fonseca perdeu duas posições no ranking, caindo do 30º para o 32º lugar, após os bons resultados de Tomas Machac, campeão do ATP 250 de Adelaide, e Valentin Vacherot, que avançou às quartas no mesmo torneio.
Agora, Fonseca volta suas atenções para o calendário sul-americano. Em fevereiro, o tenista de 19 anos tentará defender os pontos do título do ATP 250 de Buenos Aires, no saibro, e, na sequência, disputa o Rio Open, entre os dias 14 e 22 de fevereiro.
Já Eliot Spizzirri aguarda o vencedor do confronto entre o italiano Luca Nardi e o chinês Wu Yibing para conhecer seu adversário na segunda rodada do torneio. (Com CNN)
