João Fonseca começou bem no US Open, depois de vencer Miomir Kecmanovic, sérvio número 42 do mundo, por 3 sets a 0.
Agora, pela segunda rodada, o brasileiro de apenas 19 anos enfrentará o tcheco Tomas Machac, de 24 anos, atual 22º colocado no ranking mundial da ATP.
A partida está prevista para começar por volta de 13h (horário de Brasília) desta quarta-feira e terá transmissão dos canais sportv3, ESPN, Disney+. O ge acompanha a partida em tempo real.
Esta será a primeira vez que Fonseca e Machac se enfrentarão em uma disputa oficial de tênis. O tcheco vem de uma vitória incontestável sobre o italiano Luca Nardi por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 6/1 e 6/1, pela primeira rodada do US Open. Machac está há três anos no top 100 do ranking mundial e em março de 2025 chegou à 20ª colocação - a melhor da carreira dele - após conquistar seu primeiro título ATP em Acapulco.
Ele também conquistou medalha de ouro pelas duplas mistas nas Olimpíadas de Paris 2024, ao lado da tcheca Katerina Siniakova, quando venceram os chineses Wang Xinyu e Zhang Zhizhen por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 5/7 e 10/8. Eles haviam anunciado o fim do relacionamento duas semanas antes da conquista. Quando subiram ao pódio, comemoraram com um beijo.
Um ponto de atenção para este jogo deve ser direcionado à saúde de João Fonseca. Na primeira rodada, ele passou mal na etapa final e vomitou. Questionado sobre o que estava sentindo no momento em que vomitou, João Fonseca não soube precisar, mas o nervosismo pode ter contribuído:
— Acho que foi um pouco de tensão, enfim, não sei dizer muito bem. Foi um sentimento ruim, depois que vomitei me senti bem melhor. (Com ge)