Botafogo-PB e Flamengo se enfrentam na noite desta quinta-feira, às 20h (de Brasília), no Castelão de São Luís, no Maranhão.
O confronto é válido como o primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil. A partida de volta será no dia 21 de maio no Maracanã.
O Botafogo-PB volta à terceira fase da Copa do Brasil após cinco temporadas sem alcançar tal feito. A última vez foi em 2019. Na atual temporada, pelo torneio, conseguiu bater a Portuguesa nas penalidades na primeira fase, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, e golear o Concórdia na segunda fase por 4 a 0.
O Belo reencontra o Flamengo em Copa do Brasil depois de 21 anos. Em 2003, o Rubro-Negro goleou o Botafogo-PB por 4 a 1 e eliminou o clube paraibano já na partida de ida, possibilidade que o regulamento da competição na época previa.
Atual campeão, o Flamengo por sua vez estreia só na terceira fase por estar disputando a Libertadores. E como o torneio de mata-mata nacional está abaixo do Campeonato Brasileiro e da própria Libertadores entre as prioridades neste momento, alguns jogadores foram poupados, e o time que irá a campo deve ser bastante modificado. Este será o terceiro jogo do Rubro-Negro no Castelão em 2025: antes enfrentou Nova Iguaçu e Bangu pelo Campeonato Carioca.
Botafogo-PB
- técnico: Antônio Carlos Zago
O Botafogo-PB ainda vive um momento de certa desconfiança na cabeça do torcedor. O Belo virou SAF em 2025, mas são pouco mais de 60 dias da nova gestão do clube.
O clube acabou perdendo a final do estadual para o Sousa, mesmo decidindo em casa, e está na sua 11ª Série C consecutiva. Na Terceirona deste ano, está invicto, tendo vencido o Confiança e empatado com Náutico e ABC, mas o time segue sem empolgar a torcida na temporada. Diante do Flamengo, Zago terá o desfalque apenas do zagueiro Lucas Balardin, que ainda não estreou na temporada.
Provável escalação: Michael Fracaro, Lucas Lopes, Reniê, Marcelo Augusto e Evandro; Gama, Thallyson, Guilherme Santos; Gabriel Honório, Rodrigo Alves e Henrique Dourado (Denilson).
Flamengo
- técnico: Filipe Luís
O Flamengo deixou cinco jogadores no Rio de Janeiro: Rossi, De la Cruz, Arrascaeta, Pedro e Alex Sandro, recém-recuperado de lesão, todos poupados. É provável que o treinador faça um controle de minutagem e algumas peças comecem no banco de reservas. A zaga é um setor que Filipe Luís deve promover mudança. O que se sabe é que Matheus Cunha será o goleiro titular.
Provável escalação: Matheus Cunha, Varela, Léo Ortiz, Danilo e Ayrton Lucas; Evertton Araújo, Allan, Plata (Matheus Gonçalves); Luiz Araújo, Michael e Bruno Henrique (Juninho)
(Com ge)