O Botafogo divulgou o novo apelido para as categorias de base do clube. Agora a equipe usará o nome "Joias do Bairro" para tratar da formação de jogadores. O apelido é uma forma de ressignificar uma provocação de rivais.
O apelido "bairro" é uma provocação utilizada por rivais. Em uma música, torcedores adversários cantam que "Botafogo é bairro", em alusão ao bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro de mesmo nome.
Nas redes sociais, torcedores do Botafogo passaram a adotar a provocação como algo positivo e começaram a chamar os jovens da base de "Joias do Bairro". O apelido agora é utilizado oficialmente pelo clube.
"O Botafogo vive uma nova fase nas categorias de base e esta mudança é parte de um processo que se iniciou com a chegada da SAF. É um novo ciclo repleto de conquistas, com títulos, convocações e cada vez mais atletas oriundos da base presentes na equipe principal e ajudando o Botafogo", disse Augusto Oliveira, diretor de futebol de base.
"A consolidação da identidade posiciona o clube como uma referência continental no que se refere ao processo de desenvolvimento dos jogadores. É uma felicidade muito grande viver este momento aqui no Botafogo e tenho certeza que esta nova fase será gloriosa", continuou.
Em 2025, a base do Botafogo conquistou títulos na categoria sub-20. Sob comando de Rodrigo Bellão, o time foi campeão do Campeonato Carioca, da Copa Rio e da Dallas Cup. (Com ge)
