Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quarta-feira, 02 de abril de 2025
Esportes

Atual campeão, Botafogo estreia na Libertadores com novo técnico e 11 jogadores novos

O Alvinegro foi campeão no dia 30 de novembro de 2024 ao bater o Atlético-MG por 3 a 1 no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.

Conjuntura Online
01/04/25 às 16h45
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Almada, Luiz Henrique, Savarino e Igor Jesus no Botafogo — Foto (Vítor Silva/Botafogo)

Quatro meses depois depois da sua maior glória, o Botafogo volta a entrar em campo em busca do bi da Conmebol Libertadores. A estreia é contra a Universidad de Chile, nesta quarta-feira, no Estádio Nacional de Santiago.

O Alvinegro foi campeão no dia 30 de novembro de 2024 ao bater o Atlético-MG por 3 a 1 no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. O clube mudou de status no cenário sul-americano e tem novidades para a edição de 2025.

Sai Artur Jorge, entra Renato Paiva
Responsável por conduzir o time ao título, Artur Jorge tomou a decisão de deixar o Alvinegro e assinar com o Al-Rayyan no início da atual temporada.


A saída é considerada um dos motivos pelos insucessos e perdas de três títulos nos dois primeiros meses de 2025 - Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Carioca (ficou fora da semifinal).

A diretoria demorou quase dois meses para fechar com o novo nome e decidiu contratar o português Renato Paiva. O novo comandante teve o mês de março inteiro de preparativos para a retomada da temporada. Na estreia oficial no domingo, contra o Palmeiras, pelo Brasileirão, empatou em 0 a 0, mas o time apresentou bom desempenho.

Base mantida, mas sem os craques de 2024

A campanha do título da Libertadores teve protagonismo do coletivo alvinegro, mas com destaque para o meia Thiago Almada e os atacantes Luiz Henrique e Júnior Santos - esse último foi artilheiro da Libertadores, apesar de ficar fora de campo na maior parte da competição por lesão.

Em 2025, o Alvinegro abriu mãos dos três: vendendo Luiz para o Zenit, da Rússia; Júnior Santos para o Atlético-MG; e emprestando Almada para o Lyon, da França, clube que integra a rede multiclubes de John Textor.

Thiago Almada e Luiz Henrique, inclusive, são os únicos titulares que deixaram o clube. Para substituí-los, o Botafogo contratou o uruguaio Santiago Rodríguez e o atacante Artur, respectivamente.

Para suprir a lacuna deixada no setor ofensivo, incluindo a do artilheiro em 2024, o Alvinegro investiu em diferentes atletas para a frente: Nathan Fernandes, Rwan Cruz e Elias Manoel.

Reformulação e novidades

Na virada do ano de 2025, o Alvinegro executou uma reformulação planejada no elenco. No total, foram 16 saídas que incluem os jogadores que o clube optou por não renovar, atletas emprestados e as vendas.

A partir das definições das saídas, a diretoria tratou de preencher as lacunas e renovar o grupo de acordo coma filosofia da SAF, que é reunir ativos que entreguem resultado em campo e que tenham potencial de valorização e venda futura.

- Tivemos 16 saídas e a maioria eram planejadas. Realmente planejávamos ter essas trocas de atletas, e tivemos 11 entradas. Renovamos elenco, ele está mais jovem e investimos bastante mais uma vez. A gente espera que esses três/quatro meses (antes do Mundial) sejam importantes para os atletas que chegaram a se estabelecer no elenco, só perdemos dois titulares do ano passado. Eu acredito que temos um time melhor que o do ano passado no sentido de elenco e de peças jovens que possam dar tudo de si em campo - explicou o CEO Thairo Arruda em entrevista exclusiva ao Sportv.

Dos 23 relacionados para o jogo de estreia desta quarta-feira, 11 são novidades em relação ao elenco que conquistou a Libertadores:

Novidades do Botafogo entre os relacionados: Léo Linck (goleiro); David Ricardo, Jair e Serafim (zagueiros); Patrick de Paula, Newton, Santiago Rodríguez e Kauan Lindes; Artur, Elias e Rwan Cruz (atacantes). (ge)

Últimas em Esportes
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.