Tite fala de Gabigol e justifica pausa na carreira" />
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quinta-feira, 08 de janeiro de 2026
Esportes

Ao ser apresentado, Tite fala de Gabigol e justifica pausa na carreira

O treinador retorna a um clube após mais de um ano fora do mercado

Conjuntura Online
07/01/26 às 14h25
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tite na apresentação no Cruzeiro (Foto: Guilherme Macedo/TV Globo)

O técnico Tite foi apresentado no Cruzeiro nesta quarta-feira. Falando pela primeira vez como comandante celeste, Tite justificou a pausa que fez na carreira e explicou o processo de recuperação pessoal.

"Tem uma parábola da águia: chega em determinado momento que ela sai, ela vai para o penhasco, ela fica quieta, ela tira o bico, ela tira a unha e tira a pena, porque ela tem que reciclar em algum momento. Eu tinha essa necessidade de reciclar."

- Aliás, a minha unha não, mas o meu joelho sim. Estou com a autoestima bem melhor, eu tô legal, tô bem com a minha família, tô bem com as pessoas que eu quero bem e faço aquilo que eu amo, aquilo que eu tenho prazer. Então se dar esse tempo pra essa reciclagem.

Tite foi contratado para a vaga de Leonardo Jardim, que acertou a saída do clube por motivos pessoais. Junto com Tite, chegam ao Cruzeiro os auxiliares Matheus Bachi e Vinicius Bergantin, além do preparador físico Fábio Mahseredjian. Bachi e Mahseredjian estavam no Santos. Bergantin, no Avaí.

Tite está com 64 anos e não trabalha desde setembro de 2024, quando foi demitido do Flamengo. Em abril deste ano, o treinador chegou a um acordo verbal para comandar o Corinthians, mas sofreu com uma crise de ansiedade e desistiu de assumir a equipe. Agora, de volta ao futebol, ele detalhou como foi o processo de recuperação da saúde mental.

- O atleta de alto nível, o técnico de alto nível, ele tem exigências e cobranças muito altas. E por isso, em alguns momentos, essas situações mentais acabam te pressionando muito. E eu coloquei uma semana quase que foi em diversas equipes. Não dormia um por causa de uma coisa, aí não dormia na segunda por causa da outra. Pô, calma, calma, tem uma vida muito linda, tem que agradecer o Papai do Céu por tudo e ter paz, encontrei a paz, o amor e o carinho e eu posso agora desenvolver o meu trabalho legal.

Gerson no radar e permanência de zagueiro

O técnico chegou ao Cruzeiro fazendo um pedido: manutenção de elenco. Além disso, alguns reforços pontuais, como o Gerson, foram pedidos. O treinador explicou o que fez ele achar que o volante é necessário para o elenco da Raposa.

- Joga como segundo meia, meia pela direita, meia central. Jogadores versáteis, que te dão opções. Christian pode ser segundo volante ou meia pela direita. Matheusinho disse que gosta até de ser primeiro volante. Você tem versatilidade sem inchar o grupo.

O Cruzeiro tenta a contratação de Gerson desde o fim do ano passado. A proposta inicial feita pela Raposa, no último domingo, foi nos moldes que o ge havia informado que ocorreria, ainda no início das conversas com Zenit e Gerson, em dezembro. O clube ofereceu 12 milhões de euros fixos, além da ida do zagueiro Jonathan Jesus, que interessa ao clube russo, mas o técnico Tite pediu a permanência do zagueiro no elenco.

"Jonathan Jesus, que antes a gente pensava isso aí (saída), e eu digo: vai ficar, porque tem um potencial enorme pra crescer."

Gabigol

Tite e Gabriel Barbosa não chegaram a se encontrar no Cruzeiro. O atacante acertou a transferência por empréstimo ao Santos até o fim de 2026. Treinador e jogador tiveram histórico de rusgas em trabalhos passados, como na Seleção, quando Tite não levou o atacante para a Copa do Mundo de 2022, e no Flamengo, quando Gabigol acabou indo para o banco.

Sobre o jogador, Tite decidiu não alongar na resposta e desejou felicidade na nova caminhada do camisa nove do Santos.

- A gente olha pra frente. Agora eu quero pensar nas possibilidades de utilização do Néiser, do Chico que tá chegando. Eu desejo sucesso pra ele no trabalho, que ele possa retornar e dar ao Cruzeiro, no momento que for conveniente, a melhor situação possível. Eu quero focar no meu trabalho, eu quero focar naquilo que eu possa desenvolver na melhor condição, que ele seja feliz no local. Então, que eu tenha felicidade de estar no Cruzeiro e muito feliz por ter sido escolhido. (Com ge - BH)

Últimas em Esportes
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.