Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Domingo, 25 de outubro de 2026
Esportes

Antonelli é pole mais jovem da história da Fórmula 1

Jovem italiano da Mercedes, com 19 anos e seis meses, aproveitou falha mecânica do colega de equipe, Russell, para assegurar resultado 

Conjuntura Online
14/03/26 às 08h01
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Andrea Kimi Antonelli (Foto: Steven Tee/LAT Images)

Andrea Kimi Antonelli é oficialmente o piloto mais jovem da história da F1 a largar da pole position. Valendo o recorde, o jovem de 19 anos, seis meses e 17 dias anotou na madrugada deste sábado uma volta de 1m33s064 na classificação do GP da China; George Russell fechou a dobradinha da Mercedes e Lewis Hamilton foi terceiro. Gabriel Bortoleto obteve o 16º lugar no grid para a corrida de domingo.

O GP da China será transmitido ao vivo pelo sportv3 ,a partir de 3h30, na madrugada de sábado para domingo. Após a cerimônia do Oscar, ainda no domingo à noite, a TV Globo exibe o compacto da prova. O ge acompanha a etapa em tempo real.

O tetracampeão Sebastian Vettel sustentava a marca desde setembro de 2008, quando aos 21 anos, dois meses e 11 dias, levou a pole do GP da Itália - recorde que durou 17 anos e seis meses. Para completar, Antonelli conquistou a primeira pole de um piloto italiano na F1 desde Giancarlo Fisichella, em agosto de 2009.

Em mais uma sessão dominada pela Mercedes, o jovem teve caminho aberto graças a um problema no carro de seu colega, Russell, no Q3. O piloto do carro 63 só pôde dar uma única volta para tentar a pole, enquanto Antonelli conseguiu trabalhar a estratégia ao longo dos 12 minutos para assegurar o resultado. Essa é a segunda pole da equipe alemã em 2026; Russell ficou na frente na Austrália.

Bortoleto deixou os boxes no Q1 e anotou, de cara, a terceira melhor volta provisória a 0s3 do tempo do líder. O brasileiro chegou a cair para a zona de eliminação mas, na bandeirada, cravou a sétima volta para avançar ao Q2. Na segunda etapa, a primeira volta deixou o jovem piloto na última colocação. Ele não conseguiu melhorar por passar reto e quase bater no fim do segmento, mantendo o 16º lugar.

Resultado e grid de largada

01- Kimi Antonelli (Mercedes) - 1m32s064
02- George Russell (Mercedes) +0s222
03- Lewis Hamilton (Ferrari) +0s351
04- Charles Leclerc (Ferrari) +0s384
05- Oscar Piastri (McLaren) +0s486
06- Lando Norris (McLaren) +0s544
07- Pierre Gasly (Alpine) +0s809
08- Max Verstappen (Red Bull) +0s938
09- Isack Hadjar (Red Bull) +1s057
10- Oliver Bearman (Haas) +1s228
11- Nico Hulkenberg (Audi) - Q2
12- Franco Colapinto (Alpine) - Q2
13- Esteban Ocon (Haas) - Q2
14- Liam Lawson (Racing Bulls) - Q2
15- Arvid Lindblad (Racing Bulls) - Q2
16- Gabriel Bortoleto (Audi) - Q2
17- Carlos Sainz (Williams) - Q1
18- Alexander Albon (Williams) - Q1
19- Fernando Alonso (Aston Martin) - Q1
20- Valtteri Bottas (Cadillac) - Q1
21- Lance Stroll (Aston Martin) - Q1
22- Sergio Pérez (Cadillac) - Q1

(Com ge - Xangai)

Últimas em Esportes
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.