O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Outubro de 2024
Publicidade

Pesquisa IBGE revela avanço do varejo em desempenho de hiper e supermercados

A expectativa em pesquisa da Reuters era de baixa de 0,90% na comparação mensal

11/07/2024 - 10h13

Rio de Janeiro 

Com Reuters 

Clientes comprando em supermercado no Rio de Janeiro (Foto: Nacho Doce/Reuters )

As vendas no varejo brasileiro avançaram 1,2% em maio na comparação com o mês anterior e subiram 8,1% sobre um ano antes, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (12).


A expectativa em pesquisa da Reuters era de baixa de 0,90% na comparação mensal e de avanço de 4,00% sobre um ano antes. No ano, há alta acumulada de 5,6% e em 12 meses, de 3,4%.


Segundo o IBGE, cinco das oito atividades pesquisadas ficaram no campo positivo em maio e, dentre elas, as principais influências sobre o resultado geral foram exercidas por hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,7%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%).


“O resultado positivo foi bem disseminado, com apenas três atividades com queda. As de maior peso, como hiper e supermercados, artigos farmacêuticos e outros artigos de uso pessoal e doméstico cresceram. Além disso, houve questões conjunturais, como o aumento das vendas do setor de vestuário mais focadas em calçados”, explica Cristiano Santos, gerente da pesquisa.


Este foi o segundo mês seguido de alta para hiper e supermercados, que acumula ganho de 2,6% nesse período. O setor responde por 54,7% do volume de vendas no varejo.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online