O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   28 de Março de 2024
Publicidade

Vice de Janot participou de ato 'fora, Temer' organizado em Portugal

Ela Wiecko foi filmada, em junho, em protesto contra o presidente interino

30/08/2016 - 18h42

Da TV Globo

Em Brasília 

A subprocuradora da República Ela Wiecko (à esq, segurando a faixa, de óculos escuros) participa em Portugal de ato de protesto ao governo Temer (Foto: Reprodução / TVT)

A vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko, participou, em junho, de uma manifestação organizada em Portugal contra o governo do presidente interino Michel Temer. 


Número dois na estrutura da Procuradoria Geral da República, a subprocuradora foi filmada no ato de protesto segurando uma faixa que denunciava a realização de um "golpe" no Brasil e tinha a mensagem "fora, Temer".


A informação foi publicada nesta terça no site da revista "Veja". A reportagem mostrou um vídeo exibido pela TVT, emissora ligada à CUT (Central Única de Trabalhadores), no qual a vice do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, aparece ao lado de estudantes e do professor catedrático da Universidade de Coimbra Boaventura de Sousa Santos.


Procurada pela TV Globo, Ela Wiecko disse que vai se manifestar somente por meio da assessoria de imprensa da PGR. A Procuradoria informou que deve soltar uma nota ainda nesta terça para se posicionar sobre o assunto.


Como vice-procuradora, Ela Wiecko substitui Janot quando ele está ausente ou em viagens. A função dela é representar a Procuradoria Geral da República no STJ (Superior Tribunal de Justiça), em ações contra governadores.


Ela Wiecko formou-se em direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É procuradora da República desde 1975. Atuou na área de direitos humanos da Procuradoria de Santa Catarina e é subprocuradora-geral da República desde 1992. Já trabalhou com projetos de enfrentamento à violência contra mulher, trabalho escravo e direito dos quilombolas.


É doutora em crimes contra sistema financeiro e participou da elaboração do anteprojeto do Código Penal entre 1997 e 1998. Já presidiu a Associação Nacional dos Procuradores da República. Foi indicada em 2012 à vaga de ministro do STF. Já integrou a lista tríplice para o cargo de procurador-geral sete vezes, em 2001, 2003, 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013.


Marido


No começo de agosto, o marido de Ela Wiecko, Manoel Volkmer de Castilho, que trabalhava no gabinete do ministro Teori Zavascki, no Supremo Tribunal Federal, como assessor técnico, foi exonerado após assinar uma petição de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Castilho assinou o abaixo-assinado que diz que Lula sofre "ataques preconceituosos e discriminatórios". No documento, juristas defenderam o direito de o petista recorrer ao Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) contra a atuação do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS