O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   29 de Março de 2024
Publicidade

José Dirceu pode deixar prisão nesta terça-feira após análise do STF

Defesa de ex-ministro protocolou pedido de habeas corpus ao Tribunal

25/04/2017 - 08h28

Folha

José Dirceu pode deixar a prisão (Foto: Divulgação )

A defesa do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, protocolou um pedido de habeas corpos no STF (Supremo Tribunal Federal) que deve ser apreciado pela segunda turma do Tribunal nesta terça-feira (25).


Cinco ministros irão apreciar o pedido que pode livrar o ex-ministro da prisão. O julgamento do pedido tem gerado um "alvoroço" entre a comunidade jurídica, por abrir um precedente para novas solturas de presos da Operação Lava-Jato.


O ministro Gilmar Mendes, um dos integrantes da segunda turma do Supremo, já disse anteriormente que existem "alongadas prisões que se determinam em Curitiba", sede da Polícia Federal do Paraná.


A manutenção da prisão de Dirceu pode indicar o contrário, e mostrar que o STF tem endossado as determinações do juiz Sergio Moro, autor de dois mandatos de prisão contra o ex-ministro.


O argumento para que Dirceu seja solto é o de que, embora condenado por duas vezes por Moro, seu processo ainda não foi julgado em segunda instância, o que lhe daria liberdade até o segundo julgamento.

Também devem ser apreciados nesta terça-feira pedidos de habeas corpus semelhantes protocolados pelos presos na Lava Jato José Carlos Bumlai, pecuarista, e João Carlos Genu, ex-tesoureiro do Partido Progressista.


As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS