O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Abril de 2024
Publicidade

Bancada do PT na Assembleia repudia condenação de ex-presidente Lula

Petista foi condenado a 9,6 anos de prisão pelo juiz Sérgio Moro

13/07/2017 - 15h02

Campo Grande

Bancada do PT na Assembleia (Foto: ALMS)

A condenação, em primeira instância, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão, pelo juiz Sergio Moro, foi veementemente criticada pelos deputados do PT na Assembleia Legislativa. 


O líder do partido na Casa, João Grandão, disse que a decisão foi meramente ideológica. "Ficou evidente todo o receio da elite rançosa, homofóbica e racista, que não aceita que um presidente nordestino e sindicalista tenha conduzido o Brasil a avanços sociais e econômicos", afirmou.


O deputado leu uma nota da bancada do partido que qualifica a decisão de Moro como "ataque à democracia e à Constituição Federal". "Trata-se de uma flagrante injustiça e um absurdo jurídico sem precedentes que envergonham o Brasil", relata o texto. 


Para os parlamentares, Lula é alvo de um processo de perseguição política e a condenação, expedida ontem (12), coloca em risco os direitos fundamentais, ao adotar "medidas de exceção" e desconsiderar provas apresentadas pela defesa.


Ainda no documento: "Sem provas, Moro insiste em condenar Lula por um imóvel que não lhe pertence. A decisão não sustenta embasamento jurídico e revela que o ex-presidente Lula é vítima de uma perseguição política e judicial sem precedentes". Os deputados criticaram também, como estratégia para "desviar o foco do país", a divulgação da sentença no mesmo dia da aprovação da reforma trabalhista no Senado Federal. O assunto foi tema de debates na Assembleia Legislativa esta semana.


Para o deputado Amarildo Cruz, a História revelará a dimensão do "estrago" da reforma. "É um modelo que mais escraviza e que faz com que a miséria novamente faça parte da vida de milhares de brasileiros", analisou. Segundo ele, estão "caindo por terra" inúmeras conquistas históricas dos trabalhadores. "Todos os indicadores sociais hoje demonstram o nosso retrocesso e isso é triste". O deputado também rechaçou a sentença para Lula e alertou: "A contribuição do juiz Moro é introduzir no Direito a condenação sem provas, a condenação política e isso é o mais triste", reiterou.


Já o deputado Cabo Almi, relembrou realizações do ex-presidente no comando do país e a liderança como uma das marcas de Lula. 


"Um líder não morre. Ele entra para a História. É inegável tudo o que ele fez pela população e fico me perguntando quem vai reparar essa situação se um dia ele for inocentado?", questionou. Lula foi condenado na Operação Lava Jato pela ocultação de uma cobertura triplex em Guarujá (SP), mas pode recorrer. Com informações do Portal ALMS.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online