O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Abril de 2024
Publicidade

Tribunal de Justiça aprova elevação da comarca de Terenos a segunda entrância

A proposta foi instruída com assinaturas de autoridades locais e de representante da OAB/MS e segue agora para a Assembleia Legislativa.

18/10/2018 - 16h15

Campo Grande

Vista do Tribunal de Justiça em Campo Grande (Foto: Divulgação)

Por unanimidade, os desembargadores do Órgão Especial aprovaram na quarta-feira (17) proposta de projeto de lei que visa elevar a comarca de Terenos para a categoria de segunda entrância. A iniciativa é uma resposta da Presidência do Tribunal de Justiça à reivindicação de uma comissão de autoridades daquele município, que esteve no TJMS no dia 22 de agosto para formalizar o pedido.


O presidente do TJMS, desembargador Divoncir Schreiner Maran, explicou que atualmente existem os pressupostos necessários para a elevação e que o momento é oportuno para inserir a reivindicação na pauta de prioridades do Poder Judiciário de MS, razão pela qual a administração está dando prosseguimento à proposta.


“É preciso considerar que a referida elevação de categoria possibilitará que a comarca de Terenos dê uma resposta mais rápida aos jurisdicionados, de modo a atender aos princípios constitucionais da eficiência e da razoável duração do processo”, lembrou.


O juiz Valter Tadeu Carvalho, titular da comarca, destacou o quanto a cidade vem crescendo. “Fiz uma comparação com o ano de 2015, quando cheguei à cidade. Naquele ano, de janeiro a agosto, tivemos 500 processos distribuídos, comparado ao mesmo período desse ano, o número triplicou, pois já temos 1.500 processos”, afirmou.


Valter Tadeu argumentou que a iniciativa de elevação é de enorme importância para Terenos, tendo em vista que de 2008 até os dias atuais, a população dobrou e, com a elevação, será possível atender os mais de 18 mil habitantes com mais qualidade na prestação dos serviços jurisdicionais.


A proposta foi instruída com assinaturas de autoridades locais e de representante da OAB/MS e segue agora para a Assembleia Legislativa.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online