O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024

Senado convoca sessão para tentar votar urgência de projeto sobre fretes

A estratégia de convocar a sessão para esta segunda-feira é justamente limpar a pauta do plenário, trancada por seis medidas provisórias

28/05/2018 - 08h10

De Brasília 

O presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) (Foto: Ag. Senado )

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE),  convocou para esta segunda-feira (28) uma sessão extraordinária para tentar votar a urgência do projeto que cria preços mínimos para o frete. Esta é uma das reivindicações dos caminhoneiros em greve em todo o país.


Na prática, se a urgência for aprovada, o projeto poderá ser votado mais rapidamente pelo plenário do Senado.


A estratégia de convocar a sessão para esta segunda-feira é justamente limpar a pauta do plenário, trancada por seis medidas provisórias, que têm prioridade. Só depois é que o projeto dos fretes poderá ser votado.


Caminhoneiros de todo o país estão parados há sete dias. A categoria protesta contra o aumento no preço do óleo diesel. Os bloqueios nas estradas têm provocado desabastecimento de combustível e alimentos em todo o país.


Projeto sobre fretes


A decisão de pautar o projeto foi tomada na semana passada pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), após participar de reunião com representantes do governo e de caminhoneiros no Palácio do Planalto.


A proposta cria a Política de Preços Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas.


De acordo com o projeto, o objetivo é promover “condições razoáveis aos fretes em todo o território nacional”. Para isso, o texto prevê elaboração semestral de tabela com valores por quilômetro rodado por eixo carregado e conforme a carga.


O projeto está em análise na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, mas, com a aprovação de um requerimento de urgência poderá ser levado diretamente para o plenário.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online