O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   28 de Março de 2024
Publicidade

Prefeitos vão debater formação de consórcios públicos durante a Marcha

Promovido pela CNM, movimento municipalista ocorrerá de 15 a 18 de maio 

19/04/2017 - 19h31

De Brasília 

Marcha à Brasília ocorrerá de 15 a 18 de maio (Foto: Divulgação )

Os gestores presentes à XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios poderão participar de painel sobre a formação de consórcios públicos e outras entidades congêneres como uma ferramenta para a implementação da Nova Agenda Urbana. O debate vai ocorrer dentro da programação do Congresso Internacional de Municípios, no dia 16 de maio, entre 14h e 16h, e contará com palestrantes brasileiros e estrangeiros.


O objetivo do painel é apresentar a atuação e a estruturação das associações e dos consórcios públicos no Brasil e em outros países. A proposta é fomentar o intercâmbio de experiências e boas práticas a fim de consolidá-las como estratégia para o desenvolvimento sustentável, não apenas dos Municípios envolvidos, mas de todo o entorno regional, oportunizando o planejamento, a implementação e a gestão compartilhada de políticas públicas que atendam ao pacto de desenvolvimento sustentável da nova Agenda Urbana.


Além disso, na programação regular da XX Marcha, também no dia 16 de maio, a partir das 16h, acontecerá a arena “Orientações e procedimentos para superar os desafios na gestão dos consórcios municipais”. Na oportunidade, serão abordadas questões como: aspectos fundamentais relacionados aos consórcios públicos, tais como a importância dos estudos prévios de viabilidade técnica e financeira e contratação de pessoal; aspectos relacionados à prestação de contas, transparência e accountability; e trocas de experiência a partir de casos de sucesso.


Desafios da administração municipal


A gestão pública se depara atualmente com o desafio de pensar a estratégia de ação impulsionada a partir da capacidade que os Municípios possuem de ordenar o processo de desenvolvimento amparados na sua realidade e potencialidades sócio-territoriais, a fim de torna-los mais inclusivos e sustentáveis.


Diante disso, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou uma nova Agenda Urbana que tem por meta promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental sustentável das cidades. A constituição de uma estrutura pública plural e que responda aos anseios da população é urgente e os consórcios públicos intermunicipais têm se mostrado uma alternativa viável nesse sentido.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS