O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   29 de Março de 2024
Publicidade

Marcelo Iunes decreta situação de emergência de 180 dias em Corumbá

Inundação está atingindo 15 comunidades ribeirinhas distribuídas em 300 quilômetros em direção a jusante do rio Paraguai.

26/05/2018 - 08h35

Campo Grande

Com várias comunidades ribeirinhas afetadas, Corumbá decretou situação de emergência (Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC) )

O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (PSDB) declarou situação de emergência, pelo prazo de 180 dias, nas áreas do município afetadas pela inundação do rio Paraguai. O decreto foi publicado na quinta-feira (24), do Diário Oficial da cidade. A decisão foi tomada com base no parecer técnico da Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil e no laudo técnico da Embrapa Pantanal.


De acordo com o laudo da Embrapa Pantanal, “trata-se de uma cheia rigorosa e deverá apresentar um hidroperíodo longo, de cerca de 170 dias”. Já o laudo da Defesa Civil relata que “a ocorrência desse desastre é favorável à declaração de situação de emergência”. O decreto considerou ainda que às 10 horas do dia 23 de maio de 2018, o nível do rio Paraguai atingiu a marca de 5,20 metros, ou seja, 3,18 metros acima de seu nível de redução.


No decreto a prefeitura aponta que a inundação está atingindo comunidades ribeirinhas desde a localidade denominada Barra do São Lourenço, passando pelas localidades, do Amolar, Chané, São Pedro, Bonfim, Coqueiro, São Francisco, Mato Grande, Baía Vermelha, Paraguai Mirim, Ilha Verde, Castelo, Domingos Ramos, Capim Gordura, Piuval e Tuiuiú.


Segundo o município, essas comunidades estão distribuídas ao longo das margens do rio, em uma extensão em torno de 300 Km em direção à jusante do rio Paraguai, até próximo à zona urbana do município. Com informações do G1 MS.


Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS