O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   23 de Abril de 2024
Publicidade

Grupo analisa viabilidade de explorar terminal portuário de Bataguassu

Os empresários comentaram na ocasião que a ideia é promover o transporte de grãos a partir do terminal devido a logística

31/03/2017 - 08h38

Campo Grande

Caravina durante conversa com os empresários (Foto: Divulgação )

Representantes do grupo ADM, empresa dos segmentos de originação e processamento de grãos, fabricação de insumos e de rede de logística portuária, analisam a possibilidade de explorar o terminal portuário de Bataguassu, onde estiveram na última quinta-feira (23) mantendo entendimentos com prefeito Pedro Caravina (PSDB).


A visita teve como objetivo conhecer o porto instalado no município, com a expectativa de exploração do local para o armazenamento e transporte de produção.


Segundo Caravina, o grupo possui uma das fábricas de processamento, refino e envase de óleo de soja em Campo Grande e houve o interesse em realizar o transporte hidroviário por Bataguassu, por meio do terminal portuário que fica às margens do rio Pardo há aproximadamente 30 quilômetros do rio Paraná.


O prefeito explica que o porto foi entregue ao município em 2004 como obra compensatória após o enchimento do lago da Usina de Porto Primavera por parte da Cesp (Companhia Energética de São Paulo) e que o mesmo nunca foi utilizado. Ele lembra que o terminal está atualmente em nome do Governo do Estado.


Conforme o prefeito, os empresários comentaram na ocasião que a ideia é promover o transporte de grãos a partir do terminal devido a logística. A exploração geraria inicialmente, segundo os representantes da empresa, em torno de 50 empregos diretos.


Caravina comenta que os representantes informaram que realizarão um levantamento de viabilidade do investimento e levarão a proposta para a diretoria da empresa. “Estamos com grandes expectativas a respeito do nosso porto.


Bataguassu é um município de divisa com o Estado de São Paulo, que possui essa estrutura portuária, com o atrativo da hidrovia Tietê-Paraná – acesso direto aos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). É uma rota para o escoamento da produção feita de forma mais barata, que pode estimular a geração de mais emprego, renda e impostos para o município e possibilitar uma transformação para a região”, destacou o prefeito.


Esteve acompanhando a visita, o vereador Maurício do XV (PSDB).

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online