O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024

Figueirão terá recursos federais para implantação de frigorífico

Prefeito Rogério Rosalin foi recebido em audiência pelo presidente Temer

15/09/2017 - 08h59

Assomasul

Rosalin durante audiência com Temer (Foto: Divulgação )

O município de Figueirão (MS) deverá receber recursos federais para construção de um frigorífico, anunciou o prefeito Rogério Rosalin (PSDB), recebido em audiência pelo presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP).


Durante o encontro, Rosalin apresentou detalhes sobre os sistemas de produção de bovinos de corte, ao Norte de Mato Grosso do Sul, e o projeto Beef Norte MS, que criará uma das primeiras cooperativas de pecuaristas do Estado para produção de carne.


Na oportunidade, o presidente do Sindicato Rural de Figueirão, Gilmar Miranda, também detalhou o Programa da ABCZ, Carne de Zebu. Ao reconhecer a região como polo de produção de carne qualidade, na terça-feira (12), Temer pediu agilidade na liberação de recursos  para construção de uma planta frigorífica em Figueirão, e confirmou apoio ao Carne de Zebu que comprova a eficiência das raças zebuínas na produção de carne de qualidade.


O recurso que será destinado via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), teve a comprovação na quarta-feira (13) durante reunião com o ministro Blairo Maggi, e será repassado para a Prefeitura, que se responsabilizará pela obra.


Segundo Temer e Maggi, o projeto deve ser realizado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Semagro, e após avaliação dos resultados o projeto será replicado para outros municípios, com prioridade ao Norte de MS, região em que os prefeitos estão mobilizados em busca de incentivos para pequenas e médias indústrias de carnes.


Durante a reunião, Temer entrou em contato com o ministro Blairo Maggi (Agricultura), solicitando urgência na liberação do recurso. E ao aprovar a ideia considerou que o Mato Grosso do Sul será um modelo de negócio via cooperativas de carne, com destaque para a região Norte de MS, devido aos produtores que prezam pela qualidade no processo de produção e no produto final. Segundo o Presidente da República a ideia de replicar em outros estados e municípios, poderá gerar emprego e renda, além da valorização carne.


“Na oportunidade apresentamos a alternativa de fomentar as pequenas e médias indústrias de carne em toda região norte do MS e agradecemos a liberação dos recursos federais para essa finalidade. Nosso projeto consiste em uma parceria público-privada, em que o município construirá as instalações e oferecerá, em comodato, para a administração dos produtores rurais”, detalha Rosalin. “Recebemos grandes elogios do Presidente da República pelo projeto, que poderá extinguir o monopólio da carne, incentivando os pequenos e médios produtores”, relata o prefeito de Figueirão que busca alternativas que beneficie a pecuária de toda região Norte de MS.


Rosalin aproveitou a oportunidade para convidar Temer para conhecer o município no dia 30 de setembro, durante as comemorações do 14º aniversário da cidade e para o lançamento nacional do Programa Carne de Zebu, idealizado pela ABCZ.


De acordo com as informações levadas por Gilmar Miranda, a finalidade do Programa Carne de Zebu é apresentar a eficiência da utilização de touros Puros de Origem (PO), de raças zebuínas, na produção de carne de qualidade.


“A Argentina e o Uruguai, que se dedicam ao angus, por exemplo, possuem marketing pronto para a carne. Mas as raças zebuínas tem seus predicados e é possível apresentar marmoreio no rebanho que domina Mato Grosso do Sul e o Brasil. Já verificamos que o nelore, trabalhado com eficiência e acompanhamento técnico, pode surpreender em volume e qualidade, agradando a todos paladares”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Figueirão ao presidente da República.


Também participaram da reunião o pecuarista e deputado federal Arthur Lira (PP-AL) e o advogado Marco Antônio Nogueira Montenegro. 


Apoiam o projeto piloto que será concretizado em Figueirão os senadores Pedro Chaves (PSC-MS), Waldemir Moka e Simone Tebet (PMDB-MS), além dos deputados federais Tereza Cristina (PSB-MS), Henrique Mandetta (DEM-MS), Carlos Marun (PMDB-MS) e Elizeu Dionízio (PSDB-MS). Com informações da prefeitura. 

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online