O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   14 de Dezembro de 2017
Publicidade

Educação e Assomasul firmam pacto em favor da grade curricular única

Acordo foi assinado entre a secretária Maria Cecilia Amendola da Motta e o presidente da entidade, Pedro Caravina. 

23/11/2017 - 15h31

Assomasul

Acordo foi assinado na Assomasul (Foto: Edson Ribeiro )

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina, recebeu na manhã desta quinta-feira (23), na sede da entidade, a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, com quem assinou acordo de cooperação para implementação da grade curricular única no Estado. 


Maria Cecilia é presidente da Comissão Estadual para a Implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular no Estado),  integrada por representantes do CEE (Conselho Estadual de Educação), da Undime-MS (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educaçã), Sinep/MS (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino) e Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul).


O objetivo do acordo, segundo a secretária, é a conjugação de esforços entre as partes para desenvolvimento do Currículo do Estado de Mato Grosso do Sul. 


O plano de trabalho acordado contemplou durante este ano o planejamento estratégico conjunto entre SED, Undime e Fundação Lemann sobre o processo de implementação da BNCC em regime de colaboração; desenvolvimento da identidade visual do novo currículo e de materiais de comunicação. 

Para 2018, estão previstos o apoio no desenvolvimento de uma plataforma de consulta e participação das redes e no desenvolvimento de ações da implementação.


COMISSÕES 


A Comissão Estadual tem como responsabilidade formar comissões regionais, que serão conduzidas pelas Coordenadorias Regionais de Educação. Assim, foi encaminhado para todas as prefeituras o Termo de Intenção de Colaboração para Co-Construção do Currículo Sul-Mato-Grossense (Ofício n. 3.567), no dia 20/9, solicitando a cada uma delas um profissional da Secretaria Municipal de Educação para compor o colegiado, afim de iniciar os trabalhos de construção da Proposta de Integração Curricular entre as Redes Estadual, Municipais e Privadas de Ensino.


O plano de trabalho acordado entre as partes contempla as seguintes ações: planejamento estratégico conjunto entre SED, Undime e Fundação Lemann sobre o processo de implementação da BNCC em regime de colaboração; desenvolvimento da identidade visual do novo currículo; desenvolvimento de materiais de comunicação; apoio no desenvolvimento de uma plataforma de consulta e participação das redes; apoios pontuais no desenvolvimento de ações da implementação.


O acordo foi assinado pelo Governo do Estado, representado pela secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta; Seccional da Undime Mato Grosso do Sul e pelo Instituto Lemann.


A ideia é que Estado e municípios construam um currículo único, que ajudaria o professor que atua na Rede Municipal e Estadual, mas acima de tudo, facilita a vida do estudante que, muitas vezes, é transferido de uma escola municipal para a estadual, por exemplo.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Publicidade
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Coluna do Roberto
Raquel Anderson
Enquete
Você acha que a operação Lama Asfáltica vai acabar com algum político ou autoridade na cadeia?
Sim
Não
Não sei
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS