O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024

Com participação da Assomasul, prefeitos protestam nos gramados do Congresso

O vice-presidente da Assomasul e prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, lidera caravana de prefeitos do Estado durante a mobilização municipalista

22/11/2017 - 14h42

De Brasília 

Prefeitos durante a manifestação (Foto: Agência CNM)

Com participação da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), prefeitos de todo o país protestaram nos gramados do Congresso Nacional na manhã desta quarta-feira (22) como parte da mobilização nacional liderada pela CNM (Confederação Nacional de Municípios). 


"Não tem jeito, tem que ajudar os prefeitos". Esta foi a palavra de ordem que acompanhou os cerca de mil prefeitos que deixaram as salas do Senado para se concentrarem e manifestarem suas demandas de frente ao Congressol, nos gramados da Praça das Bandeiras.


O vice-presidente da Assomasul e prefeito de Figueirão, Rogério Rosalin, lidera caravana de prefeitos do Estado durante a mobilização municipalista, representando o presidente Pedro Caravina, que não pôde participar em razão de compromissos assumidos anteriormente em Bataguassu, cidade que administra, e no Estado. 


A mobilização compõe a campanha "Não Deixem os Municípios Afundarem", e para ilustrar a realidade municipal, o movimento municipalista alocou um barco inflável no mesmo gramado. E os prefeitos fincam no mesmo chão um barco de papel, em ato simbólico à grave crise que enfrentam, que deixa as finanças municipais prestes a naufragarem.


"A nossa situação está representada naquele barco. Não podemos deixar os municípios afundarem", disse Ziulkoski, do alto do carro de som, ao lembrar os gestores dos motivos para a grande mobilização em Brasília.


Em seguida, falou aos prefeitos para que se mantenham unidos para mostrar às autoridades a crítica situação dos municípios. "Se tem uma crise no Brasil, ela não foi feita pelos municípios", frisou o líder do movimento.


Ele ainda reivindicou um tratamento igualitário entre os Entes da Federação. "Que Federação é essa que trata o governo do Estado diferente daquele que está lá na ponta?", indagou ele.


iversos parlamentares municipalistas compareceram à manifestação e fizeram uso da palavra, quando se comprometeram com a pauta do movimento e confirmaram o as ações em prol da derrubada do veto ao Encontro de Contas. "É assim que vocês fazem as coisas acontecerem. Nós temos um acordo para a derrubada do veto hoje", contou o senador Wilder Morais (PP-GO).


"A crise coloca como um momento decisório o pacto federativo", discursou o deputado Bebeto (PSB-BA).

Os presidentes das entidades estaduais também movimentaram o público com suas falas poderosas. Eles reforçaram a importância de se mobilizar. "Nós não temos que fazer movimento dentro de salas com ar condicionado. Temos que fazer na rua", afirmou o presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), Eures Ribeiro. Com Agência CNM.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online