O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   21 de Novembro de 2017
Publicidade

Capacitação da Rede Siconv tem sequencia em Nova Andradina

Sistema foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias, que são recursos repassados pela União aos estados e municípios

13/09/2017 - 08h23

Campo Grande

Siconv tem sequencia em Nova Andradina (Foto: Divulgação )

A séria de seminários regionais do Siconv (Rede do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal) tem sequência na cidade de Nova Andradina, onde o evento começou na terça-feira (12) e continua nesta quarta-feira (13). 


Organizado pela Assomasul em parceria com os governos federal e estadual, o Siconv é o sistema estruturante do governo federal que dá maior transparência ao uso dos recursos públicos transferidos para estados, municípios e organizações da sociedade civil. 


O treinamento tem grande importância, tendo em vista as dificuldades técnicas que os agentes municipais enfrentam em seu dia a dia de trabalho. 


O presidente da Assomasul, Pedro Caravina, avalia que é de fundamental importância à adesão dos gestores públicos nessa ferramenta avançada do ponto de vista tecnológico, cujo objetivo principal é o treinamento para elaboração de projetos visando à capacitação de recursos para investimento nos setores prioritários da administração pública. 


Caravina afirma que entre as vantagens do sistema está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.


“Entre as vantagens, estão à agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira”, reforça Caravina, que tem como presidente da entidade municipalista tem dado suporte aos municípios e deixado a Assomasul à disposição dos prefeitos para o encaminhamento e discussão de temas de interesse da população.  


O sistema foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias, que são recursos financeiros repassados pela União aos estados, Distrito Federal e municípios. O repasse é decorrente da celebração de convênios e outros instrumentos similares, para realização de obras ou serviços de interesse comum.


O sistema é totalmente vinculado à Lei Orçamentária Anual, ligado ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal e aos bancos oficiais – Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.


PROGRAMAÇÃO 


O evento começou em 26 de abril em Paranaíba e teve sequencia nos dias 15 e 16 de agosto em Amambai com a participação dos municípios de Eldorado, Japorã, Itaquiraí, Iguatemi, Sete Quedas, Tacuru, Paranhos, Coronel Sapucaia, Mundo Novo e Naviraí. 


Depois de Nova Andradina, o Siconv ocorrerá em Aquidauana, de 24 a 25 de outubro; Três Lagoas, de 21 a 22 de novembro; e Dourados, de 5 a 6 de dezembro. O evento será finalizado em Campo Grande em 2018, em data a ser definida. 

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Publicidade
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Coluna do Roberto
Raquel Anderson
Enquete
Você acha que a operação Lama Asfáltica vai acabar com algum político ou autoridade na cadeia?
Sim
Não
Não sei
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS