O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Fevereiro de 2018

Capacitação da Rede Siconv tem sequencia em Nova Andradina

Sistema foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias, que são recursos repassados pela União aos estados e municípios

13/09/2017 - 08h23

Campo Grande

Siconv tem sequencia em Nova Andradina (Foto: Divulgação )

A séria de seminários regionais do Siconv (Rede do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal) tem sequência na cidade de Nova Andradina, onde o evento começou na terça-feira (12) e continua nesta quarta-feira (13). 


Organizado pela Assomasul em parceria com os governos federal e estadual, o Siconv é o sistema estruturante do governo federal que dá maior transparência ao uso dos recursos públicos transferidos para estados, municípios e organizações da sociedade civil. 


O treinamento tem grande importância, tendo em vista as dificuldades técnicas que os agentes municipais enfrentam em seu dia a dia de trabalho. 


O presidente da Assomasul, Pedro Caravina, avalia que é de fundamental importância à adesão dos gestores públicos nessa ferramenta avançada do ponto de vista tecnológico, cujo objetivo principal é o treinamento para elaboração de projetos visando à capacitação de recursos para investimento nos setores prioritários da administração pública. 


Caravina afirma que entre as vantagens do sistema está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.


“Entre as vantagens, estão à agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira”, reforça Caravina, que tem como presidente da entidade municipalista tem dado suporte aos municípios e deixado a Assomasul à disposição dos prefeitos para o encaminhamento e discussão de temas de interesse da população.  


O sistema foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias, que são recursos financeiros repassados pela União aos estados, Distrito Federal e municípios. O repasse é decorrente da celebração de convênios e outros instrumentos similares, para realização de obras ou serviços de interesse comum.


O sistema é totalmente vinculado à Lei Orçamentária Anual, ligado ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal e aos bancos oficiais – Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.


PROGRAMAÇÃO 


O evento começou em 26 de abril em Paranaíba e teve sequencia nos dias 15 e 16 de agosto em Amambai com a participação dos municípios de Eldorado, Japorã, Itaquiraí, Iguatemi, Sete Quedas, Tacuru, Paranhos, Coronel Sapucaia, Mundo Novo e Naviraí. 


Depois de Nova Andradina, o Siconv ocorrerá em Aquidauana, de 24 a 25 de outubro; Três Lagoas, de 21 a 22 de novembro; e Dourados, de 5 a 6 de dezembro. O evento será finalizado em Campo Grande em 2018, em data a ser definida. 

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Publicidade
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Coluna do Roberto
Raquel Anderson
Enquete
Você acha que a operação Lama Asfáltica vai acabar com algum político ou autoridade na cadeia?
Sim
30.92%
Não
63.29%
Não sei
5.80%
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS