O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024

Caarapó tenta destravar liberação de R$ 2,4 milhões em emendas parlamentares

Os recursos são referentes a emendas parlamentares de 2015, 2016 e 2017

04/08/2017 - 17h01

Campo Grande

Prefeito durante reunião na Secretaria de Saúde (Foto: Divulgação )

O destravamento de R$ 2,4 milhões para ações na área de saúde, através de emendas parlamentares destinadas ao município de Caarapó por parlamentares sul-mato-grossenses no Orçamento da União, foi o tema central de encontro entre o prefeito Mário Valério (PR) e o diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, Maurício Peralta, na manhã de quinta-feira (3), em Campo Grande.


Na reunião, que teve ainda a participação do secretário de Saúde de Caarapó, Valberto Ferreira Costa, e da assessora técnica Alesandra Prudêncio, o dirigente caarapoense solicitou informações sobre o cronograma de desembolso dos recursos, que servirão para atender importantes demandas no setor de saúde pública do município.


Conforme divulgado pelo gabinete do prefeito de Caarapó, os recursos são referentes a emendas parlamentares de 2015, 2016 e 2017 e foram aprovadas junto ao governo federal pelos deputados federais Elizeu Dionízio (PSDB), Vander Loubet (PT), Zeca do PT (PT) e Dagoberto Nogueira (PDT) e pelos senadores Waldemir Moka (PMDB), Pedro Chaves (PSC) e Simone Tebet (PMDB) a pedido do dirigente caarapoense e da Câmara de Vereadores.


“Esses recursos deverão ser repassados ao governo do Estado que, por sua vez, destinará a verba para o nosso município”, explicou o prefeito Mário Valério, justificando a reivindicação junto à Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul.


“Esse montante será utilizado para custeio dos programas de saúde da nossa secretaria, que receberão importante reforço financeiro”, acrescentou.


Na próxima segunda-feira (7), Mário Valério retornará à Capital do Estado e novamente deverá se reunir com representantes do núcleo financeiro da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul. Segundo o gabinete do prefeito, serão aprofundadas as discussões em torno da liberação dos recursos por parte do governo do Estado. O dirigente caarapoense mostrou-se confiante em relação à rápida tramitação dos processos, por considerar que a área de saúde é tida como prioridade do governo de Reinaldo Azambuja (PSDB).


Em Caarapó, o setor de saúde também é tratado como prioridade. De acordo com a área de finanças do município, esse setor recebe investimentos que alcançam 31% da receita corrente líquida. A legislação exige a aplicação de apenas 15%. Oferta de medicamentos além do que é estabelecido pela lei, desenvolvimento de programas e projetos, renovação de frota de veículos para transporte de pacientes para tratamento especializado, repasse de verba para o Hospital São Mateus e valorização do servidor, entre outros investimentos, são exemplos de ações desenvolvidas pela rede municipal de saúde em favor da população local. 


“Ainda existem muitos problemas que precisamos resolver. Porém, com esse olhar especial para o setor de saúde, estamos conseguindo amenizar essa situação de vulnerabilidade enfrentada pela nossa gente, em especial os mais necessitados”, enfatizou o prefeito Mário Valério.


Transporte escolar


Mário Valério recebe nesta segunda-feira, em Campo Grande, um ônibus novo para reforçar a frota do transporte de estudantes do município, em ato promovido pelo governo do Estado. 


O evento será realizado no estacionamento da Governadoria e terá a presença do governador Reinaldo Azambuja, da secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecília Amendola da Motta, prefeitos dos municípios beneficiados e outras autoridades.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online