O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Abril de 2024
Publicidade

Segundo lote do PIS/Pasep começa a ser pago nesta quinta-feira

O abono deste mês é destinado aos funcionários privados que nasceram em agosto (PIS) e aos públicos que o número final da inscrição é 1 (Pasep)

16/08/2018 - 11h46

R7

Trabalhador poderá usar o Cartão do Cidadão (Foto: Divulgação)

O pagamento do segundo lote do abono salarial PIS/Pasep começa nesta quinta-feira (16). Os beneficiários do PIS (Programa de Integração Social) nascidos em agosto são os que vão receber o segundo lote do abono. No caso do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), o valor será pago para aqueles cujo número final da inscrição no programa é 1. 


O PIS é o programa para os servidores da rede privada e é gerido pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é destinado aos funcionários públicos e administrado pelo Banco do Brasil. 


O PIS e o Pasep foram criados em 1970 e são contribuições pagas pelas empresas para financiar o seguro-desemprego, abono e participação nos lucros.


Quem pode sacar o abono?


O abono pode ser sacado por trabalhadores que estejam inscritos no PIS ou Pasep por pelo menos cinco anos, ter recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base, ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração e ter os dados informados pelo empregador corretamente na Rais (Relação Anual de Informações Sociais).


O valor do abono varia de acordo com o período que a pessoa trabalhou ao longo do ano, sendo que pode receber, no máximo, um salário mínimo (R$ 954).

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online