O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024
Publicidade

Rede vai integrar entidades de pesquisa na Capital e Dourados

Para o secretário Jaime Verruck, a ação contribui de forma atuando para a expansão da pesquisa no Estado. 

03/07/2018 - 07h30

Campo Grande

Rede vai integrar entidades de pesquisa na Capital e Dourados (Foto: Reprodução)

A Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) assinou termo de cooperação técnica entre a RPN (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) para implantar uma infraestrutura que ligará órgãos ligados à Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.


A infraestrutura de redes de comunicação de dados de longa distância vai interligar instituições de Campo Grande e Dourados, como a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e a Embrapa, como forma de integrar e expandir a Ciência e Tecnologia no Estado.


Sendo a secretaria responsável pelo setor em Mato Grosso do Sul, a Semagro vai atuar como parceira na manutenção da rede. Para o titular da pasta, Jaime Verruck, a ação contribui de forma atuando para a expansão da pesquisa no Estado. “Esse é mais um passo que damos no incentivo ao segmento que deve ser tratado com devida importância que tem para o Estado”.


O acordo proposto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações é promover a mútua cooperação com vistas à interligação de instituições e órgãos governamentais, estaduais e municipais através de uma infraestrutura de redes de comunicação de dados de longa distância baseadas em tecnologias inovadoras, conectadas ao backbone da RNP.


Com o intuito de incentivar e fomentar a universalização do acesso à internet, a busca de soluções alternativas com base em dispositivos, meios de distribuição, modelos de uso coletivo, resultantes da colaboração mútua, que possibilitem estimular e incrementar a aplicação de novas tecnologias como fator de desenvolvimento do País.


A RNP coordena o programa Veredas Novas para a implantação de uma infraestrutura Óptica Nacional para utilização em sua Rede Ipê (uma infraestrutura nacional avançada de comunicação e colaboração a distância), mediante a construção ou utilização de infraestrutura óptica existente, que permita interligar em alta capacidade os campi de suas organizações usuárias, inclusive, no interior dos estados em redes de alta capacidade e expansíveis.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online