O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

Prova do 2º dia do Enem terá 30 minutos a mais, com 5 horas de duração

Candidatos terão mais tempo para responder às questões de exatas. Exame será nos dias 4 e 11 de novembro.

21/03/2018 - 08h36

G1

Enem vai ganhar mais 30 minutos de duração (Foto: G1)

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (2018), dedicado a prova de exatas, terá 30 minutos a mais de duração. A partir deste ano os candidatos terão cinco horas para responder as questões de ciências da natureza, que inclui química, física e biologia, além de matemática. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro.


O primeiro dia do exame continua tendo cinco horas e meia de duração para que os candidatos respondam as questões de linguagens, ciências humanas e façam a redação. O edital do Enem 2018 foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21).


Outra novidade para este ano é que os isentos do Enem 2017 que faltaram aos dois dias de provas e não justificaram a ausência, ou ainda, tiveram a justificativa reprovada após o recurso, deverão pagar o equivalente ao valor da taxa de inscrição se quiserem fazer o exame de 2018. O valor é R$ 82.

No ano passado, o Enem teve abstenção de 32%, a maior em sete anos. Na época, o ministro da Educação informou que entre os ausentes, 38% não pagaram a taxa.


Desde 2015, o governo tem tentado endurecer as regras para os pedidos de isenção. O candidato que prestava o Enem mais de três vezes sem pagar a taxa também perdia o direito à gratuidade na quarta tentativa. Entretanto, as medidas criadas pelo governo para tentar coibir este tipo de problema ainda não surtiram efeito.


Ausência

A justificativa de ausência no exame do ano passado deverá ser feita a partir das 10h do dia 2 de abril até as 23h59 do dia 11 de abril. Neste mesmo período, os candidatos também podem solicitar a isenção da taxa para o Enem 2018.


Se perder a gratuidade, o candidato deverá acessar o sistema de inscrição (http://enem.inep.gov.br/participante), informar os dados solicitados, gerar a Guia de Recolhimento da União e efetuar o pagamento da taxa de inscrição para ter sua inscrição no Enem 2018 confirmada.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online