O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

Na Georgia, brasileiros criam rede de apoio e acolhem mais de 300 pessoas

Anfitriões solidários e hóspedes se conheceram por causa do furacão Irma

11/09/2017 - 08h17

Agência Brasil

Anfitriões solidários e hóspedes se conheceram por causa do furacão Irma (Foto: Leandra Felipe/Agência Brasil)

Quem chegava do lado de fora da casa de Carolina Turker, na área metropolitana de Atlanta, nesse domingo (10) pensava que lá dentro havia uma festa. Eram sete  carros estacionados na porta.  O almoço dominical  virou uma confraternização entre brasileiros moradores da Flórida e da Georgia. Os brasileiros daqui acolheram mais de 300  compatriotas moradores do estado vizinho, que deixaram as casas devido à passagem do furacão Irma.


Anfitriões e hóspedes têm em comum o fato de serem imigrantes e brasileiros nos Estados Unidos, mas só se conheceram pessoalmente nas últimas 48 ou 72 horas por causa do furacão.


"Decidimos nos reunir e comer juntos", disse Carolina  à Agência Brasil. Ela recebeu 15 pessoas em casa, brasileiros moradores da Flórida que receberam aviso de saída obrigatória antes da passagem do furacão.


No almoço, ela conheceu Cleidiane Burney,  moradora de Brandnton, na Flórida, que chegou à Georgia no sábado (9). Cleidiane está hospedada na residência do casal Grace e Aguimar, que também abriram a casa para oito pessoas que vieram para o estado. Grace é amiga de Carolina e ambas resolveram juntar os novos conhecidos no almoço de domingo.


Casada com um norte-americano, Cleidiane,  que vive na Flórida desde 2001, já está bem adaptada à realidade da "temporada de furacões".


"Já passei por vários [furacões], mas foi a primeira vez que tive de deixar minha casa". O que chamou a atenção foi o tamanho do furacão. "Foi o maior que já passou por lá". Quando o governo deu ordem de saída obrigatória, ela e o marido resolveram que seria melhor deixar a casa.


Pelo Facebook


"Mas, àquela altura, já não havia hoteis disponíveis aqui perto de Atlanta. Somente no centro, mas todos caríssímos". Ela viu um post no Facebook de que famílias brasileiras em Atlanta estavam recebendo voluntariamente as pessoas que não tinham para onde ir.


Mais de 5,6 milhões de pessoas da Flórida foram orientadas a deixar as casas. Muita gente escolheu a Georgia como destino, pela proximidade.


São estados fronteiriços, e a Georgia, apesar de também estar em estado de emergência pelo furacão Irma, o receberá com menos intensidade. A maior parte do estado não teve ordem de evacuação.


"Eu não conhecia a familia que me hospedou, mas na hora da necessidade, viemos. E graças a Deus deu tudo certo aqui", contou Cleidiane, que veio com o marido e os três filhos, o mais novo um bebê de colo.


O casal Grace e Aguimar disse que é a primeira experiência de receber em casa pessoas que nem conheciam. Mas atenderam ao chamado de outros brasileiros que começaram a se mobilizar para hospedar gente vinda da Flórida.


"Nós somos cristãos e resolvemos abrir a casa, pensando que seria hora de praticar a fé que a gente tem", contam.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online