O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   23 de Abril de 2024
Publicidade

Jornal diz que soube antecipadamente de resultado de licitação do Banco do Brasil

De acordo com reportagem da 'Folha de S. Paulo', uma fonte informou o jornal, com dias de antecedência, qual seria a empresa vencedora e que houve direcionamento na licitação

25/04/2017 - 13h32

Por G1

Brasília 

Denúncia de carta marcada (Foto: Ilustração)

A portagem do jornal "Folha de S. Paulo" publicada nesta terça-feira (25) afirmou que o jornal soube antecipadamente qual empresa seria vencedora de uma licitação para a publicidade do Banco do Brasil. 


Ainda segundo a reportagem, a "Folha" foi informada de que houve direcionamento no processo licitatório para favorecer a vencedora.


O contrato, de acordo com jornal, é de R$ 500 milhões, o maior do governo Temer até aqui. A "Folha" relatou que na quinta-feira (20) registrou em cartório que a empresa Multi Solution ganharia a licitação, cujo resultado foi divulgado nesta segunda (24). 


A Multi Solution ficou com 91,58 pontos, de um total de 100. A segunda e a terceira colocadas obtiveram 85,26 e 84,25 respectivamente.


A "Folha" também informou que, no domingo (23), publicou na seção de classificados do jornal um anúncio cifrado que mostrava que o jornal já sabia quem ganharia a licitação. No anúncio constavam o nome da empresa, o número da concorrência e a frase de que ela venceria a licitação.


A reportagem afirma que a licitação foi aberta para selecionar três empresas que serão responsáveis pela publicidade do banco. Ao todo, 14 participaram do processo. Segundo a "Folha", o jornal foi informado de que houve direcionamento para favorecer a primeira colocada.


O Banco do Brasil disse, por meio de nota, que "a definição das classificadas seguiu critérios técnicos, conforme parâmetros previstos em edital público" (veja íntegra da nota ao final desta reportagem).


O banco também disse que a licitação não foi totalmente finalizada. Ainda há etapa de apresentação de recursos por parte das empresas e, posteriormente, a fase final, que é a de apresentação de preços.


Para a fase final, além da primeira colocada da fase técnica, a Multi Solution, foram classificadas outras 3 empresas. Dessas 4, 3 vão ficar com o contrato. A assessoria do banco explicou que, na etapa de análise dos preços, o menor valor apresentado por uma das classificadas será cobrado das vencedoras. Elas podem optar por aceitar ou desistir da licitação.


Na nota desta terça-feira (25), o Banco do Brasil afirmou ainda que "iniciou auditoria interna para apuração das notícias divulgadas, cujo resultado será determinante para finalização da licitação".


Veja a íntegra da resposta do Banco do Brasil:


Em relação à reportagem publicada nesta terça-feira (25) sobre o processo de licitação para contratação de agências de publicidade, o Banco do Brasil esclarece que:


I – O processo de licitação para escolha das novas agências de publicidade não está finalizado e obedece rigorosamente a legislação. A definição das classificadas seguiu critérios técnicos, conforme parâmetros previstos em edital público.


II – Para que não pairem dúvidas, o Banco do Brasil, tão logo tomou conhecimento da reportagem, iniciou auditoria interna para apuração das notícias divulgadas, cujo resultado será determinante para finalização da licitação. O Banco do Brasil não hesitará em adotar qualquer outro procedimento que julgar necessário.


III– De forma transparente, nesta quarta-feira (26), o Banco do Brasil dará publicidade a todas as propostas técnicas que foram apresentadas na licitação, junto com as respectivas notas atribuídas pela comissão responsável pela avaliação, o que possibilitará a verificação de todo o processo por qualquer interessado.


IV – Além disso, o Banco do Brasil está à disposição dos órgãos de Controle, tendo já contatado o TCU (Tribunal de Contas da União) a fim de prestar esclarecimentos que aquela Corte julgue necessários.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Geral
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online