O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Março de 2024
Publicidade

Cunha e mulher receberam de esquema investigado na 41ª fase da Lava Jato

Claudia Cruz foi absolvida por Sérgio Moro nesta quinta (25). MPF diz que não vai apresentar nova denúncia, mas irá recorrer da decisão do juiz do Paraná

26/05/2017 - 09h49

Por G1

Curitiba (PR)

Claudia Cruz e o marido Eduardo Cunha (Foto: Divulgação)

O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou nesta sexta-feira (26) que parte dos valores desviados no esquema investigado na 41ª fase da Operação Lava Jato abasteceram contas do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB) e de sua mulher Cláudia Cruz. Segundo o procurador, Claudia tinha que saber a origem dos recursos.


A mulher de Cunha foi absolvida pelo juiz Sérgio Moro nesta quinta-feira (25), mas o Ministério Público Federal pretende recorrer da decisão. Para Santos Lima, a absolvição de Claudia se deve ao "coração generoso" do juiz Sérgio Moro.


O valores depositados para Cunha foram para contas no exterior já conhecidas, afirmou o procurador, ao detalhar a 41ª fase da Lava Jato, deflagrada nesta sexta.


A ação, batizada de Poço Seco, investiga complexas operações financeiras realizadas a partir da aquisição pela Petrobras de direitos de exploração de petróleo em Benin, na África, com o objetivo de disponibilizar recursos para o pagamento de vantagens indevidas a ex-gerente da área de negócios internacionais da empresa.


Segundo o MPF, o ex-gerente da área internacional da Petrobras e um ex-banqueiro são suspeitos de terem recebido mais de US$ 5,5 milhões em propinas da empresa Companie Beninoise des Hydrocarbures SARL (CBH).


De acordo com o MPF (Ministério Público Federal), eles e outras cinco pessoas, relacionadas a um total de cinco contas mantidas na Suíça e nos Estados Unidos, são suspeitos de terem recebido pagamentos ilícitos, entre 2011 e 2014, que totalizaram mais de US$ 7 milhões. Os fatos podem configurar os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.


A empresa CBH pertente ao empresário português Idalecio Oliveira e foi responsável pela venda de um campo seco de petróleo em Benin, na África, para a Petrobras, em 2011.


A operação cumpriu mandados em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Política
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS