O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

Ex-presidente do Barça é detido em operação que também envolve Teixeira

A operação acontece principalmente na região da Catalunha 

23/05/2017 - 07h29

Do UOL com agências AFP e EFE

Sandro Rosell foi detido hoje (Foto: Reuters)

O ex­-presidente do FC Barcelona Sandro Rosell foi detido nesta terça-­feira em uma operação contra lavagem de dinheiro relacionada com os direitos de imagem da seleção brasileira.


A operação acontece principalmente na região da Catalunha e no momento "há quatro ou cinco detidos, entre eles o ex­-presidente do Barça, Sandro Rosell, e sua mulher", afirmou uma fonte da Polícia Nacional.


Segundo informações do jornal espanhol "El Pais", o ex­-presidente da CBF Ricardo Teixeira também é alvo da operação denominada"Rimet", em referência ao ex-­presidente da Fifa Jules Rimet.


Uma fonte policial em Barcelona afirmou que a investigação, ainda sob sigilo, se concentra na "lavagem de dinheiro em empresas relacionadas com os direitos de imagem da seleção brasileira de futebol".


A operação envolve a Guarda Civil e a Polícia Nacional, com ações de busca em residências e sedes de empresa em Barcelona, Girona e Lleida, na região da Catalunha, mas também Andorra, pequeno país entre a França e a Espanha.


Empresário de marketing esportivo, Sandro Rosell foi diretor da multinacional Nike no Brasil e negociou o contrato com a CBF para que a empresa americana se tornasse a fornecedora de material esportivo da seleção.


Em 2010, Rosell foi eleito presidente do FC Barcelona, sucedendo o carismático Joan Laporta, de quem foi braço direito antes de virar grande inimigo.


O mandato durou quatro anos, até sua renúncia, em janeiro de 2014, pouco depois de ser acusado por suposta fraude fiscal na complicada contratação de Neymar pelo Barça em 2013.


Rosell foi inocentado após um acordo entre a diretoria do Barça e justiça para que a pena fosse assumida pelo clube como pessoa jurídica.


Apesar do acordo, o dirigente será julgado por fraude e corrupção em outro processo, iniciado pelo fundo de investimentos brasileiro DIS, que foi dono de parte dos direitos de Neymar e se considera prejudicado pela operação de contratação o brasileiro.


Este caso também envolve Neymar, os pais do jogador, o atual presidente do Barça, Josep Maria Bartomeu, e o ex­presidente do Santos Odilio Rodrigues Filho.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Esporte
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online