O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   29 de Março de 2024
Publicidade

Análise: Botafogo atingiu a maturidade defensiva? Desempenho beira a perfeição

Pela primeira vez, Alvinegro completa dois jogos seguidos sem sofrer gols, mas além disso vem oferecendo raras oportunidades aos adversários 

22/05/2017 - 15h12

Globo Esporte

Linhas de marcação deixam Botafogo compacto e cirúrgico (Foto: Globo Esporte)

Qual o ponto forte do Botafogo no ano passado? Pergunte a qualquer alvinegro mais atento que ele terá a resposta na ponta da língua: a defesa. E depois de quatro meses, o time remodelado para 2017 parece ter atingido novamente a maturidade defensiva e pela primeira vez na temporada completou dois jogos seguidos sem sofrer gols. Tudo bem que foi jogando em casa, mas não foi contra adversários quaisquer: fez 1 a 0 no Atlético Nacional, líder do Campeonato Colombiano e atual campeão da Libertadores, e 2 a 0 na Ponte Preta, vice-campeã paulista que eliminou Santos e Palmeiras no estadual. Neste ano, a equipe de Jair Ventura tem oito jogos sem ser vazada, sendo um amistoso, três no Carioca, três na Libertadores e um no Brasileiro.


A última vez que havia conseguido terminar uma semana ileso foi entre outubro e novembro do ano passado, quando chegou a fazer três jogos seguidos sem ter a sua rede estufada: venceu o Santa Cruz fora por 1 a 0 e empatou com placar em branco com Coritiba e Flamengo. E os números comprovam que não sofrer gols já é meio caminho andado para a vitória: em só uma partida das que não foi vazado nesta temporada o Botafogo deixou de somar os três pontos. A média do time em 2017 é de praticamente um gol tomado por partida: foram 29 em 27 confrontos.


Mas o que mais impressiona não é só o fato de não ter levado gols, e sim o de ter passado poucos sustos. Nas duas últimas partidas, o Botafogo só esteve realmente ameaçado em duas ocasiões: um cruzamento de Quiñónes que Gatito espalmou mal, a bola ficou pererecando entre as pernas de Carli, e Dayro Moreno quase aproveitou na pequena área, contra o Atlético Nacional; e quando Lucca recebeu de Nino Paraíba e finalizou da pequena área para grande defesa à queima-roupa de Gatito, diante da Ponte Preta. Desempenho que beira a perfeição em um universo de análise de 180 minutos.


O segredo da marcação eficiente é a entrega dos jogadores, claro, e o sistema tático de Jair Ventura, onde o Botafogo joga com duas linhas fixas: Arnaldo (Emerson Santos), Carli, Igor Rabello e Victor Luis na de quatro; Lindoso (Airton), Bruno Silva e João Paulo em uma de três logo à frente. Camilo, Pimpão e Roger têm mais liberdade, mas não deixam de marcar. Principalmente Pimpão, que tem função de acompanhar as subidas do lateral e acaba entrando em uma das linhas defensivas.


– A gente está conseguindo a compactação em todas as linhas, deixa mais fácil o trabalho da zona defensiva. Sendo que tem os volantes por perto, o Roger fazendo trabalho que centroavante não gosta de correr atrás dos volantes, mas é importante. Mas a compactação e a ajuda de todo mundo que está correndo, se doando ao máxima, estão ajudando para que não soframos gols. Temos que manter na Libertadores, Campeonato Brasileiro... – analisou Gatito.

Relax, Gatito! Defesa vai dando pouco trabalho ao goleiro (Foto: Globo Esporte)

Coincidentemente, os dois jogos seguidos sem sofrer gols foram com a nova dupla de zaga do Botafogo, formada por Carli e Igor Rabello. Os dois disputam a sua primeira Libertadores na carreira, mas a experiência do "xerife", de 30 anos, e o vigor físico do "general", de 22, casaram tão bem que eles parecem jogar juntos há tempos. E vão dando pouco trabalho para Gatito, que tem visão privilegiada lá de trás e os elogiou.


– Bom, graças a Deus eles estão fazendo um bom trabalho. Tem que ressaltar essa trabalho da zona defensiva, não somente deles, mas de todo o pessoal que está defendendo. Quem entra lá atrás tem jogado bem, temos grandes defensores que pode em qualquer momento nos ajudar. Mas realmente os dois estão fazendo um grande trabalho.


O Botafogo se reapresenta na tarde desta segunda-feira, no Nilton Santos, e inicia os preparativos para outra semana cheia: na terça-feira, o time viaja para a Argentina, onde enfrenta o já eliminado Estudiantes na quinta, às 21h45 (de Brasília), no Estádio Ciudad de La Plata, podendo valer a liderança do Grupo 1 da Libertadores. Pelo Brasileiro, o Alvinegro joga novamente em casa no domingo, às 19h, contra o Bahia. Com três pontos, o time é o 12º colocado da Série A.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Esporte
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS