O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   20 de Abril de 2024
Publicidade

55º Fla-Flu da história terá confronto entre Reinaldo Rueda e Abel Braga

Treinadores se enfrentam pela primeira vez na quinta-feira em busca de melhora para os seus times no Brasileirão.

10/10/2017 - 11h03

Rio

Rueda x Abel: quem leva a melhor? (Foto: Reprodução )

O 55º Fla-Flu da história do Brasileirão terá um confronto à parte: Reinaldo Rueda x Abel Braga. Enquanto o colombiano terá o primeiro clássico com o Tricolor pela frente, Abelão tentará recolocar o seu time nos trilhos a partir do duelo de quinta-feira, às 17h (de Brasília), no Maracanã.


A dupla é contemporânea. E, se está consolidada no mundo da bola, vive situações diferentes nos seus clubes. Depois da perda do título da Copa do Brasil, o colombiano precisa de resultados para desenvolver o trabalho com tranquilidade. O brasileiro, por sua vez, tem total apoio, afinal, é a principal esperança contra o risco de rebaixamento.


Ainda no começo da carreira, Rueda também teve uma passagem pelo Independiente Medellín, de maio a setembro de 2002. Ele ficou pouco tempo por um motivo nobre: assumir o comando das seleções de base da Colômbia.


O carioca Abel Braga, 65 anos, é um dos técnicos mais vitoriosos do Brasil. Tem 24 títulos na carreira - o último foi a Taça Guanabara deste ano e o Mundial de 2006, com o Internacional, é o mais importante. Está na terceira passagem pelo Flu e, com o seu histórico no clube (o terceiro em número de jogos, com 280) tornou-se a maior referência no Tricolor versão 2017.


A personalidade forte, aliás, sempre o colocou como destaque desde o começo da carreira de técnico. O primeiro time foi o Goytacaz, em 1985, logo após parar de jogar. Ele foi zagueiro, tendo sido convocado para a Copa de 1978, na qual foi reserva.


Copa do Mundo

Depois da passagem pelas categorias de base da Colômbia, Rueda foi chamado para a equipe principal durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006. Quando chegou, porém, os colombianos estavam em último na classificação e não conseguiram se recuperar a tempo de ir à Alemanha.


O bom trabalho levou Rueda à seleção de Honduras. Depois de 28 anos, o país voltou à Copa do Mundo (de 2010). A última passagem do atual treinador do Flamengo por uma seleção foi na preparação e na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, com o Equador. O "profe", como é chamado no Flamengo, é, inclusive, o técnico colombiano que mais disputou mundiais: dois pelas seleções de base, um pelo Equador, um por Honduras e um pelo Atlético Nacional.


Abelão nunca treinou uma seleção. Recentemente, recebeu convite para trabalhar na dos Emirados Árabes Unidos. Não aceitou por ter contrato com o Flu. Tem trabalhos em sete times do exterior, a maioria em Portugal - o que também fez o Porto sondá-lo recentemente, outra ação negada por ele. Foi o Olympique de Marselha, da França, talvez o time de fora com maior representatividade que ele treinou.


Libertadores e vinda ao Brasil

Rueda ficou ainda mais conhecido no Brasil quando comandou o Atlético Nacional. O treinador chegou ao clube em 2015, após a saída de Osório, que foi para o São Paulo. Já no ano seguinte, ajudou a equipe colombiana a levantar o troféu da Libertadores. O bom trabalho, inclusive, fez o técnico ser indicado ao prêmio “The Best”, da Fifa, que premia os melhores do mundo na função.


Por causa de um problema de saúde, no quadril, porém, Rueda deixou o Atlético Nacional no início de 2017 para estudar na Europa e se cuidar. A proposta do Flamengo fez o colombiano desistir de seus planos para voltar a trabalhar e comandar uma equipe no Brasil.


Linha de frente

Depois de um ano parado, um período no qual não assumiu nenhum clube por opção ao deixar o Al Jazira, Abel topou encarar o desafio de treinar o Flu. Desafio porque a direção deixou claro que o ano seria de vacas magras, dada a dificuldade financeira.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Esporte
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online