O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024
Publicidade

Zé Teixeira sugere redução do ICMS do boi por decreto em Mato Grosso do Sul

A medida, segundo o deputado democrata, visa beneficiar o produtor rural

21/06/2017 - 14h27

Willams Araújo

Campo Grande

Produtores pedem redução de alíquota do "boi em pé" de 12% para 7% (Foto: ALMS)

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (21) para sugerir a redução, por meio de decreto, do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na comercialização do gado bovino em Mato Grosso do Sul. 


Na prática, o deputado quer que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) baixe um decreto reduzindo o imposto ao agronegócio em 5% para o boi ainda vivo, ou seja, passar de 12% atualmente cobrados, para 7%, sem a necessidade de remeter projeto à Assembleia Legislativa. 


Uma das justificativas do democrata é que com a operação Carne Fraca, da Polícia Federal, o consumo de carne bovina caiu e prejudicou o mercado do agronegócio em Mato Grosso do Sul. 


“Hoje estamos com o boi represado no pasto, ou seja, se o governo diminuir o imposto será economicamente viável exportar aos outros estados que estão com consumo alto ainda. Além disso, torna o estado competitivo, igualando a alíquota do 'boi em pé' com a dos nossos vizinhos. Eu faço essa defesa porque sou produtor, criei meus filhos e netos na roça, trabalhando muito”, destacou Zé Teixeira.


Integrante da base aliada do governo na Assembleia, o democrata é o principal representante da classe ruralista na Casa. 


“O governador pode fazer isso a qualquer momento, mas eu já estou me antecipando às críticas da imprensa, que se ele baixar e em contrapartida não reajustar salários, o povo vai reclamar. Porém, quero deixar claro que fazendo o mercado melhorar, consequentemente aumenta a arrecadação e assim o Governo pode investir mais no servidor, fechando o ciclo”, justificou.


REUNIÃO 


A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) se reuniram com o governador Reinaldo Azambuja na manhã de hoje e a decisão deverá ser anunciada em breve. Com informações do portal ALMS.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online