O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   18 de Abril de 2024
Publicidade

PIB cresce 0,1% no 3º trimestre, na terceira alta seguida

Indústria e serviços registraram avanço no período, segundo o IBGE.

01/12/2017 - 08h20

G1

Funcionários trabalham em fábrica de ração, em Guararema (SP) (Foto: G1)

No terceiro trimestre deste ano, a economia brasileira registrou a terceira alta seguida. O PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 0,1% em relação aos três meses anteriores, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta sexta-feira (1º). Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,6 trilhão.


Dois dos três setores que compõe o cálculo do PIB registraram avanço. A indústria cresceu 0,8% e serviços, 0,6%. Já a agropecuária recuou 3%.


O IBGE revisou o PIB do primeiro e segundo trimestres. Em vez do crescimento de 0,2% no período de abril a junho, o avanço foi de 0,7%. Já no primeiro, o crescimento foi de 1,3%, ao contrário do 1% anteriormente divulgado.


A indústria avançou 0,4%, puxada pelo aumento da produção de alimentos, veículos, móveis, máquinas e equipamentos, entre outros.


Comparação


Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento do PIB foi maior, de 1,4%. Nessa base de comparação, ao contrário do que foi observado na análise trimestral, a agropecuária cresceu 9,1%. O IBGE atribui esse resultado ao desempenho da safra no período.


O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Em 2016, o PIB teve uma retração de 3,6%, e o Brasil passou pela pior recessão da história.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online