O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   19 de Abril de 2024

Dólar tem nova queda e volta a R$ 3,20

Pelo segundo pregão consecutivo, a moeda americana não conseguiu sustentar movimento de correção e fechou em queda

18/01/2018 - 16h32

Reuters

Dólar cai e fecha a R$ 3.20 (Foto: Ilustração)

Pelo segundo pregão consecutivo, o dólar não conseguiu sustentar movimento de correção e fechou em queda e no patamar de 3,20 reais, influenciado pela fraqueza da moeda norte-americana ante divisas de países emergentes no exterior e algum fluxo.


O dólar recuou 0,23 por cento, a 3,2096 reais na venda, depois de marcar a máxima de 3,2254 reais pela manhã.


No mês até esta quinta-feira, a moeda recuou em nove dos 13 pregões, acumulando desvalorização de 3,16 por cento. O dólar futuro cedia 0,46 por cento.


"Os dados da China fortalecem o apetite por risco", disse o operador da corretora H.Commcor Cleber Alessie Machado.


A economia da China cresceu 6,8 por cento no quarto trimestre ante o mesmo período do ano anterior, acima da expectativa de 6,7 por cento. Em 2017, o crescimento foi de 6,9 por cento em relação a 2016, a primeira aceleração anual da economia desde 2010.


Esses números fortes da China ajudavam na valorização das moedas de países emergentes e ligados às commodities, e assim o dólar cedia ante os pesos chilenos, mexicano e o rand sul-africano. Contra uma cesta de moedas ele operava com tímida alta.


"Houve também fluxo de venda, além de uma expectativa de ingresso de recursos", justificou o operador da Spinelli, José Carlos Amado, ao citar que a reabertura do Global 2047 pode trazer confiança a empresas que queiram acessar o mercado externo e estavam retraídas.


O Tesouro brasileiro lançou 1,5 bilhão de dólares na reabertura do título Global 2047.


Como pano de fundo, o mercado seguia monitorando o noticiário em torno da reforma da Previdência, além do desfecho do julgamento em segunda instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana.


"Acho que enquanto ele ainda não estiver fora do jogo eleitoral é mais difícil para os investidores comprarem mais Brasil", avaliou Machado, acrescentando que as incertezas decorrentes desse processo podem levar o dólar a oscilar novamente até os 3,30 reais.


O julgamento de Lula está marcado para o dia 24 de janeiro, enquanto a votação em primeiro turno da reforma a Previdência na Câmara dos Deputados está prevista para 19 de fevereiro.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online