O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   23 de Novembro de 2017
Publicidade

Brasileiro consome mais no 2º trimestre, mas ainda está cauteloso com economia

Consumo das famílias cresce pela primeira vez em mais de 2 anos e contribui para alta do PIB

01/09/2017 - 10h50

G1

Alexandre Oh voltou a consumir após pagar suas dívidas (Foto: G1)

O brasileiro voltou às compras após mais de 2 anos de retração no consumo. Esse movimento ainda é tímido, mas contribuiu para uma alta de 0,2% no PIB (Produto Interno Bruto) do país no segundo trimestre. O consumo das famílias cresceu 1,4% no período, em relação aos três meses anteriores, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


A inflação mais baixa, a queda na taxa de juros e os saques das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) impulsionaram os gastos das famílias, de acordo com economistas ouvidos pelo G1.


Foi a liberação do dinheiro do FGTS, em março, que deu fôlego financeiro ao técnico-administrativo Alexandre Oh, de 37 anos. Ele usou um quarto do dinheiro que acumulou em 6 anos de trabalho como bancário para pagar suas dívidas com IPVA, cartão de crédito e cheque especial. Mas, parte desse dinheiro, ele gastou para melhorar de vida.


Sem dívidas, Oh passou a frequentar o clube, a academia, restaurantes, teatro e partidas de futebol. A maior parte do dinheiro (cerca de 55%) ele gastou com itens para casa, roupas para a família, cuidados com a cachorrinha e manutenção do carro, além de uma viagem com a esposa para a Bahia.


Os saques das contas inativas do FGTS injetaram R$ 44 bilhões na economia entre março e julho deste ano. O Ministério do Planejamento chegou a prever que esse valor acrescentaria 0,61 ponto percentual ao PIB de 2017, evitando o terceiro ano seguido de tombo da economia.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Publicidade
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Coluna do Roberto
Raquel Anderson
Enquete
Você acha que a operação Lama Asfáltica vai acabar com algum político ou autoridade na cadeia?
Sim
Não
Não sei
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS