O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   28 de Março de 2024
Publicidade

BC indica queda 'moderada' do juro em outubro e fim gradual dos cortes na Selic

Informações estão em ata da mais recente reunião do Copom, divulgada nesta terça. Na semana passada, órgão voltou a reduzir juros

12/09/2017 - 09h53

G1

BC indica queda 'moderada' do juro (Foto: ABr)

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, responsável por fixar os juros básicos da economia, informou nesta terça-feira (12) que uma "redução moderada" no ritmo de corte de juros em seu próximo encontro, no fim de outubro, "parece adequada sob a perspectiva atual".


Com isso, o Copom sinaliza que deve diminuir o ritmo de corte dos juros que, nas últimas reuniões, foi de um ponto percentual. A informação consta de ata da mais recente reunião do Copom, realizada na semana passada, quando os juros básicos, ou taxa Selic, foram reduzidos de 9,25% para 8,25% ao ano.


Para o próximo encontro do Comitê de Política Monetária do BC, o mercado financeiro já estima um corte menor, de 0,75 ponto percentual. Se isso se confirmar, a Selic passaria de 8,25% para 7,5% ao ano.

Os economistas preveem ainda que os juros cairão para 7% ao ano em dezembro, uma redução menor ainda, de 0,5 ponto percentual na última reunião do Copom em 2017.


Passos seguintes

O Copom também citou, na ata do encontro realizado na semana passada, considerações sobre os passos seguintes à próxima reunião. "O Copom julgou conveniente sinalizar que, caso o cenário básico evolua conforme esperado no momento, o Comitê antevê encerramento gradual do atual ciclo de flexibilização monetária", informou.


Segundo a expectativa das instituições financeiras, após cair para 7% ao ano em dezembro de 2017, o que seria o menor patamar da história, a taxa básica de juros da economia brasileira deverá ficar estável até o final de 2018, quando deve subir para 7,25% ao ano.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS